Instagram

Instagram
Me acompanhe nos trabalhos e viagens

Inicie o estudo clicando aqui

Inicie o estudo clicando aqui
Pedimos para voce iniciar seu estudo por esta pagina, clique na imagem

domingo, 1 de maio de 2016

01 A necessidade Humana - Problema do pecado



A unica certeza que temos desde o nascimento é a morte. Essa questão nos leva a pensar porque existimos, não?
Quando chegamos a este ponto vem a pergunta que todo mundo faz, o de Deus ter feito tudo, a terra, a humanidade e tudo que nela há.
Leia Gênesis 1:1 - 2:25 - João 1:1 a 5 e Hebreus 11:3.
Importante você parar para ler estes versículos para compreender mais detalhadamente oque estamos comentando.

A criação e origem do pecado

Conforme a Bíblia nos fala somos criado a imagem e semelhança de Deus, leia Gênesis 1:26 - 5:2 - Tiago 3:9, onde recebemos a ordem de administrar toda a criação.
Adão e Eva vivem em uma harmonia perfeita com Deus. A Bíblia não comenta quanto tempo isso durou, tudo funcionava perfeitamente.
Ao mesmo tempo que Adão e Eva recebeu a ordem de administrar a criação, também receberam uma orientação quanto a ética, leia Gênesis 2:15 a 17. Eles tinham deveres, direitos e proibições.
Com essa direção de trabalho o casal decidiu desobedecer a Deus, leia Gênesis 3: 1 a 24. Essa queda fez o rompimento do relacionamento com Deus, alterando assim também toda a criação. Tambem com isso a consequência, a humanidade conheceu a morte, a dor e muito mais se tornaram realidades.
Com isso Adão e Eva começou uma caminhada e pretensões de retornar ao paraíso, de onde eles saíram e foram criados para viver, com todas suas benécias.
Toda a criação começa a conviver com esta nova realidade, onde tudo fica fora da ordem e natureza, e percebe que a ausência de Deus não coloca as coisas na sua ordem.
Deus, antes de expulsar o casal o paraíso aponta para a primeira possível redenção, ao descobrirem que eles estavam nus, Deus fez o primeiro sacrifício, matando um animal para cobri-los de sua nudez agora descoberta. Esse sacrifício apontaria para a necessidade do homem de reaver sua posição na ordem celestial.
Tambem aponta para a primeira solução de redenção quando fala que da semente da mulher nasceria um descendente que esmagaria a cabeça da serpente que iniciou tudo isso, destruindo o poder do pecado, leia  Gênesis 3:14 e 15 - conforme Apocalipse 20:2.
Com essa desordem o homem começa a criar possíveis soluções para agradar a Deus e assim cria e desenvolve religiões, filosofias, politicas, ciências, ideologias, etc. Todas porem se mostram insuficientes, pois o pecado da humanidade necessitava de um sacrifício perfeito, oque pelo homem nunca conseguiriam.



A NATUREZA E REALIDADE DO PECADO
Em Romanos 3:23 diz que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". O versos 9 a 13 deste capitulo aponta que a realidade do pecado é irrevogável do ponto de vista do Homem. Independente do povo de Israel ter sido escolhido como povo de Deus, o Apostolo Paulo fala ninguém é mais excelente ou melhor das outras nações.
Em outras palavras, todos estão debaixo do mesmo pecado e dessa maldição, como em Romanos 3:10 e 11, não há um justo sequer, pois ninguém por si mesmo busca a Deus.
O ensinamento da Bíblia nos aponta que a humanidade peca justamente por ser pecadora e não ao contrario. O exemplo de Caim quando Deus advertia-o mostra que o pecado sempre esta perto de nós, nos tentando.
Em Gênesis 6:5 Deus já comenta o desejo do coração do homem, leia este versículo. A natureza sem Deus levou o homem a desejar por completo o mau continuamente. Em Romanos 7: 15 a 23 o Apostolo Paulo demonstra e comenta esse desejo dentro do homem, devido a rebelião contra o criador.
Deus em sua misericórdia, escolheu um povo para servir de exemplo de bençãos e prosperidade, apesar deste povo receber as mais exclusivas benção, como o maná, a coluna de fogo a noite e Deus mesmo guiando seu povo a uma terra de abundancias, este povo decidiu-se rebelar contra Sua vontade, oque por justiça, Deus permitiu que caíssem em escravidão novamente, oque nesse momento ainda mais desejavam os reinos dos céus.




O sofrimento humano e a privação da intimidade com Deus

De todas as consequências do pecado a morte é a mais clara e terrível conforme Romanos 5:12.
A consequência do pecado foi tão terrível que deu consequência em toda criação, a consequência da morte na vida humana trouxe mais ainda consequências como doenças, dores, angustias e males diversos como Deus comentou em Gênesis 3 versos 16 a 19, leia.
Inclusive nesta passagem mostra as consequências ate na natureza. Conforme em Romanos 8 verso 22 mostra como a criação geme relacionando até mesmo com as dores de parto seu desejo de conserto.
Deus criou a humanidade para que possamos viver em sociedade, veja Gênesis 1:28 e 2:18 mas ate esta sociedade foi alterada pelo pecado, o pecado frutificou no desejo egoísta de poder sobre as vida de outras pessoas. Deus nunca desejou que o homem dominasse sobre outros homens, somente sobre a natureza.
O pecado não somente separou espiritualmente o homem de Deus, mas também a separação eterna depois da morte. A ausência de Deus foi que criou o inferno, este lugar é o resultado claro de um lugar onde Deus não está, conforme Apocalipse 2:11, 20: 6 e 14, 21:8.Leia.

 

Conclusão

Como vimos nesta primeira lição, o pecado original e o reflexo que mostra que o homem não foi criado como automato, ou seja sem liberdade. Esse liberdade permitiu conseqüência de que o homem através do pecado se distanciaria de Deus, mas Deus estava pensando em criar uma humanidade livre para que também pudesse desejar a comunhão e adoração livre a Ele.
Deus quando nos deu o livre arbitreo estava permitindo que fossemos seres humanos com capacidade de decidir, e também por consequência de falhar, mas essas falhas 'e que nos fazem ter a nossa personalidade. Uma personalidade que realmente reconhecesse que estava distante de Deus e o amasse por sua propiciação com a morte de seu filho na cruz por esses pecados.
Essa personalidade ou caráter racional sem Deus o distanciou a cada dia mais de Deus, fazendo com que o pecado tivesse seus frutos e por consequência o sofrimento. Deus nunca desejou isso, mas através de seu filho nos mostrou que e possível retornar, pelo menos em parte a vida desejada por Deus a nos quando criou. Essa obediência faz com que possamos ter a paz e através desta paz reconhecer o criador e ver suas acoes e favores para nossas vidas

Vamos a um pequeno questionario, peco a voce que o faca completando todos os campos, clique aqui
( https://docs.google.com/forms/d/1bV9MjBqio7lkgAut1-cdACw5RBBU4iupyuoG2vbcGSk/viewform  )

Nenhum comentário:

Postar um comentário