Instagram

Instagram
Me acompanhe nos trabalhos e viagens

Inicie o estudo clicando aqui

Inicie o estudo clicando aqui
Pedimos para voce iniciar seu estudo por esta pagina, clique na imagem

sexta-feira, 27 de maio de 2016

08 O reinado de Deus ja teve inicio



Normalmente nossas expectativas nos atrapalha, pois no leva a alimentar falsas realidades.  Em relação as coisas de Deus, esse tipo de disposição humana é fatal,
provocando em nós uma tremenda falta de sintonia (Mateus 11:16 a 19, Lucas 7:31 a 34).O mais difícil é que podemos não perceber o quanto estamos equivocados a
respeito do momento histórico que atravessamos (Mateus 16:1 a 3). Rejeitado inclusive pela afamilia enquanto desenvolvia seu ministério terreno, Jesus foi incompreendido e muito rejeitado (João 7:1 a 5).
O resultado foi o prejuízo de milhares de pessoas que deixaram de ser abençoadas pelo seu trabalho ( Mateis 11:20 a 24/ 13:53 a 58/ Marcos 6:1 a 6/ Lucas 4: 24 a 30). Sofreu muito preconceito sobretudo sobre aqueles para quem viera (João 1: 11, 45 a 50).
A respeito disso o Espirito Santo estava sobre Jesus e o ungiu a evangelizar os pobres, isto é, anunciar as boas noticias aos que não tem esperança, anunciar a libertação só presos e oprimidos e declarar a abertura e inicio de um novo tempo para a humanidade se relacionar com seu criador. (Lucas 4:14 a 21 / Mateus 4: 12 a 17).
Em outras palavras Jesus iniciou o reinado de Deus (Marcos 1: 1,14 a 15) Isso é oque estudaremos nesta lição.

A Natureza do reino de Deus

Apesar de sabermos que o Reino de Deus é mencionado sem nos ser definido, é possível falar da essência e as características a partir de Jesus que nos ensina sobre o inicio deste novo reino.  Principalmente devemos notar que Jesus quando falou para Pilatos que o seu reino não é desse mundo(João 18:36). Antes de entender oque significa não ser deste mundo é preciso analisar o contexto que Jesus fez tal declaração. Como Cristo não fez nada politicamente precisava de uma acusação para ele ser condenado.
Apesar de ser os lideres religiosos da época que entregaram a Jesus, pois a pregação do evangelho os incomodava e tirava o poder sobre o povo (João 11:46 a 48 / 18:19), eles então criaram uma mentira sendo uma das piores acusações daquela época, dizer que alguém queria sobrepor o poder o rei, sendo rei (João 19:12). Sob essa falsa acusação Pilatos interrogou Jesus (João 18:33), foi diante dessa situação que Jesus disse que o seu reino não é desse mundo, fortaleceu a ideia dizendo que se fosse desse mundo os seus servos lutariam por ele para não ser preso, por isso o seu reino não é desse mundo (João 18:36 parte final).
Vamos notar mais um detalhe, Ele disse que agora seu reino não é daqui, oque significa que um dia o será, de acordo com Jesus um dia esse momento chegará (Mateus 15:31 a 34) por essa razão devemos dizer não é apenas temporal, ou seja, possui um inicio apesar de nunca terá um fim (Lucas 1:31 a 33).
O fato de Reino de Deus não haver sido materializado  de forma clara, jamais poderá ofuscar a verdade que ele é sim material e não apenas espiritual. Jesus disse que não tomaria mais o fruto da videira, ou seja, do vinho, até que aquele dia em que com todos nós  os que cremos o fizer  novamente no Reino de Deus (Mateus 26:29 / Marcos 14:25 / Lucas 22 :18). Os sinais que isso iria acontecer, Jesus disse curai os enfermos. limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, sinais que Ele apresentaram aos discípulos  de João Batista que deveriam ser realizados em Seu nome, utilizados como evidência da chegada do Seu reino (Mateus 11:1 a 5) .
Tais prodigioso não são espirituais mas concretos e reais servindo de beneficio para os necessitados e empobrecidos. Outra característica da natureza do Reino é o fato de ele ser presente e ao mesmo tempo futuro. Perguntado pelos fariseus de quando esse reino chegaria Jesus respondeu que esse reino já estava no meio da humanidade ( Lucas 17: 20 a 21), mesmo assim havia a promessa que o reino não estava completo pois o Senhor também ensinara sobre o mundo vindouro (Lucas 10:27 a 40 / Mateus 22: 23 a 33 / 8:12 / Marcos 12: 18 a 27)




O reino de Deus na atualidade

No caminho de Emaus os dois discípulos deixaram claro que havia uma expectativa quanto ao reino de Deus que fora frustada (Lucas 24:21 / Marcos 15:43).  Quando eles disseram isso mostrava claramente que estavam esperando uma libertação politica que dominava i imaginário judaico (Atos 1:6).
O reino de Deus para os israelitas significava o Messias, o descendente de Davi, reinado perpetuo de todas as gerações, contudo essa não era o objetivo de Deus para essa nação (Gênesis 12:1 a 3 / Êxodo 19: 6). Dai o porque das expectativas irreais terem sido frustadas, isso também explica não terem aceitado Jesus como Messias pois estavam esperando uma figura mais representativa do que um simples carpinteiro de Nazaré (Isaías 53: 1 a 12 / Mateus 13:53 a 58/ Marcos 6: 1 a 6). O reino de Deus já havia chegado e eles não perceberam pois esperavam algo diferente ( Lucas 10: 8 a 24).
Apesar de Jesus falar que o reino de Deus não é material e sim espiritual que deve haver no coração daqueles que aceitam a Jesus como Senhor e Salvador, também de os judeus não aceitarem, Jesus nunca disse que o reino era para uma etnia ou grupo, e sim pela aceitação, pela fé, sobre sua vida (Galatas 3:6 a 14).
Por causa dessas coisas é mais apropriado falar Reinado de Deus do que Reino de Deus (Lucas 17: 20 e 21). O estilo de vida de quem tem o reino de Deus em seus coração são orientados pela sua maneira de viver, pela ética do reino que tem como fundamento a obediência a cristo ( João 3:16 / 1 João 3:16 ). A desobediência do primeiro casal faz com que quem aceite o reino de Deus começa a viver um contraste perfeito no meio social, fazendo assim acertar as coisas com o retorno para aquilo que fomos criados, a perfeição em Cristo. 
Apesar de termos dificuldades em viver neste mundo terrível, cumprindo os mandamentos do Senhor, os cidadãos do reino prosseguem vencendo as dificuldades, pois o mestre e consolador esta do nosso lado, nos ajudando a viver sob o governo divino ( joão 4:16 e 26/ 15: 26 / 16:7). 



O reino de Deus se completará no futuro

A respeito sobre que os judeus não aceitaram a Jesus como o messias, Deus, no momento certo cumprira a promessa (Mateus 23:34 a 39 / 1 Pedro 2: 4,7,8). Haverá um cumprimento, em termos de Reino de Deus para o povo escolhido, o povo de Israel, entretanto não sera uma perspectiva politica  conforme ansiavam mas a que Deus prometeu a Abraão (Isaías 11:1 a 6 e Romanos 9:1 e Romanos 11:32).
A pessoas que não são israelitas são consideradas gentios, pois não tem a lei de Moises. Os israelitas deveriam ter sidos exemplos de todas as nações, um incentivo para que todos desejassem se tornar servos do Altíssimo ( Deuteronômio 4:5 a 8). Lamentavelmente, conforme denuncia o apostolo Paulo, a decadência do povo escolhido chegou ao limite, pois confirme disse em Romanos 2:24 , o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa deles ( Isaías 52:5). 
Em João nos fala que apesar de Jesus vir para os seus, eles não o receberam portanto deu o poder de filho a todos os que o aceitarem em seus corações acolhendo a mensagem do evangelho(João 1: 12 e 13). Devemos ter muito claro o proposito de Deus nos chamar, fomos chamados para realizar um trabalho que Israel não realizou, qual seja, demonstrar com nosso estilo de vida, oque significa viver, num mundo caído, sob o reinado de Deus e o governo divino (Mateus 21:43 / 1 Pedro 2:9 e 10)
No mundo, apesar deste ter sido afetado pela natureza pecaminosa do homem (Gênesis 3:17 e 18), o apostolo Paulo diz que ate mesmo a natureza aguarda esta redenção ( Romanos 8:18 a 22). A palavra de Deus nos informa que haverá um tempo em que o reino de Deus será uma realidade completa e então haverá harmonia entre o criador e a criatura e destas em si ( Isaías 11:1 a 6). Esse tempo marcará a plenitude do reino de Deus pois a terra sera perfeita e cheia do conhecimento do Senhor (Jeremias 31:34 / Daniel 2:34 e 35).




Conclusão

Os reinos deste mundo são temporais, passageiros e dependem das circunstancia para subsistir (Lucas 14: 31 e 32). O reinado de Deus já é uma realidade na vida de todos aqueles que acolheram a palavra e mensagem do evangelho.
Já a plenitude do Reino de Deus, será uma realidade definitiva quando o Senhor Jesus voltar para esta terra. Enquanto isso não acontece, devemos viver de forma digna e como cidadãos do reino de Deus (Salmos 15).
Depois de ter estudado este capitulo, clique no link abaixo para fazer os testes desta lição, lembre-se que mais que um certificado, ou comprovação, o conhecimento e crescimento no Reino de Deus é uma coisa que nos move para poder continuar estudando os ensinamentos de nosso mestre Jesus


Não esqueça que depois de preencher o formulário informe seus dados e detalhes de qual prova fez no formulário ao lado no blog
 

2 comentários: