Instagram

Instagram
Me acompanhe nos trabalhos e viagens

Inicie o estudo clicando aqui

Inicie o estudo clicando aqui
Pedimos para voce iniciar seu estudo por esta pagina, clique na imagem

segunda-feira, 2 de maio de 2016

02 O Fracasso de Israel em representar o reino de Deus


Nesta lição você vera que Deus apesar de seu povo escolhido ter virado as costas dezenas de vezes, mas pelo Seu amor, buscou dando sempre oportunidades para que posso ser remidos e resgatados para a volta a sua casa eterna.
Vamos nesta lição desenrolar o plano divino para o seu povo, mesmo sendo rebeldes.
O primeiro ponto que estudaremos e o diluvio. Deus recebendo da humanidade somente rebeldia e afronta de monta inimaginável, desejou destruir a sua criação. Mas em todos os pontos, se mostra dando oportunidade para que se arrependam antes de julga-los de forma drástica.
Entre toda a humanidade, Deus encontrou somente Noe que temia e buscava comunhão com Ele ( Gênesis 6:8 a 10 ), mas continuou com seu objetivos de limpar a terra ( Gênesis 6: 13 a 22). Deus usou Noe para alem de montar a arca, também divulgar o Seu julgamento. Mesmo Noe chamando a todos para o arrependimento, o povo da época não deu ouvido.
Depois de construir Deus somente entraram na arca Noe com sua família e as noras de seus três filhos. Com eles Deus inciou uma nova humanidade na terra desejando desta forma restaurar todo o mal que havia na terra e no coração do homem. (Gênesis 7: 1 e 9:19). Nao temos informação de quanto tempo levou para que a terra novamente fosse repovoada. Com esta nova repovoação a humanidade usava somente uma só língua (Gênesis 11.1).
Com tudo isso a humanidade começou a tentar recriar o paraíso por todos os meios longe de Deus, somente que neste momento através da ostentação (Gênesis 11:2 a 6).
A  torre de Babel foi outro evento que Deus tomou uma atitude contra sua criação. Esse intento serviria para distanciar ainda mais a criatura de seu criador. Por amor a humanidade, Deus somente fez a divisão entre eles de línguas, fazendo com que se dispersassem por toda a terra (Gênesis 1: 7 a 9). A bíblia diz que Abrahao era filho de Sem, tendo como avo a Noe (Gênesis 11: 10 a 31). A chamada foi para ele habitar numa terra chamada Canaã, mesmo não conhecendo totalmente a Deus, terra essa que seria dada a sua descendência (Gênesis 12:1 e 15:18). 
A promessa de Abrahao a principio seria de que ele seria pai de uma grande nação (Gênesis 12:2) e esta nação seria fonte de bençãos para toda a humanidade, alem de exemplo de obediencial e prosperidade. Possivelmente o nome Abrão que significa Pai exaltado fosse mudado por Deus para Abrahao, pais de muitas nações, devido a possíveis erros de entendimento (Gênesis 17:5). 
Vemos Deus realizando suas promessas, mesmo que ao homem possa parecer difícil também neste exemplo, pois receber a promessa de um filho para um casal idoso, sua esposa já tendo a madre fechada, para nos seria impossível, mas isso somente glorificaria mais a Deus por esse milagre.



O interessante desta parte da historia sobre Jacó e Esaú, que Isaque era filho de uma mulher estéril e que sem saber casou-se com Rebeca que também era estéril. Depois de 20 anos de luta em oração Rebeca teve dois filhos chamados Jocó e Esaú (Gênesis 25: 19 a 28).  A família cercada de problemas desde a gestação (Gênesis 25:22). Continuou o problema que Isaque se achegou mais a Esau que era caçador e Rebeca a Isaque. Depois de conturbadas vivencias, os dois se separaram e somente foram se aproximar 20 anos depois (Gênesis 31:41).
Foi exatamente neste caminho da reconciliação que Isaque se encontrou com Deus e teve a tão famosa visão da escada do céu a terra e da luta com o anjo, alem de mudar seu nome de Isaque para Israel (Gênesis 32: 22 a 32).
Depois de levar Israel para o Egito, através do caso de José que foi vendido para mescadores e estes o venderam no Egito, Deus continuou seu trabalhar permitindo que este fosse para a prisão, desta se tornar governador do Egito e depois salvar sua família e seu povo da fome.
Apos um longo período, foi levantado no Egito um governador e povo que não conhecia mas a historia do povo de Israel e com isso se tornaram escravos.O povo de israel era ja numeroso mas deixou-se se tornar escravos dos egípcios. Em meio a um clamor de mais de 400 anos, Deus inicia o novo processo de restauração levantando um libertador, mas neste momento, sabendo através de magos que isso estava por acontecer, mandou matar todos os primogênitos do povo de Israel, sendo livrado somente a Moises, que foi encontrado no rio pela filha do Faraó.
Depois da formação de Moises no mais alto nível da época, Deus se encontra com Moises agora foragido e começa sua preparação e a finalização da historia épica da libertação do povo de Israel para sair em sentido da terra prometida.
O povo de Israel chamados para serem uma nação sacerdotal ( Êxodo 19:6 ), ou seja, para mediar as bençãos de Deus para toda a humanidade. Durante esse processo, Deus inicia a capacitação do povo escolhido através de leis e ordenanças, uma peregrinação no deserto com o único objetivo de formar o caráter deste povo que viveu como escravos por mais de 400 anos.



Vamos continuar a historia de um povo que fracassou em representar oque significa ser governado por Deus. Josué que introduziu o pavo hebreu na terra prometida. Josué que iniciou também o período chamado de Juízes num período que durou cerca de 300 a 400 anos, onde Deus levanta pessoas com o único objetivo de orientar este povo para o caminho que deve tomar.
Depois da morte de Josué o povo que era chamado para ser santo não conhecia o Senhor e nem tampouco a obra  que fizera em Israel (Juízes 2:10). Apesar de Deus levantar Juizes para orientar o povo, este mesmo assim seguia no seu próprio entendimento e copiando as atitudes de outros povos conforme Juízes 21:25. Neste ponto, a unica solução encontrada era ter um rei, trocar o governo de Deus por um governo humano.
Samuel foi o responsável nesta transição do período de Juízes para Monarquia (1 Samuel 8:7). Ainda na sua misericórdia Deus alertou o povo quanto as consequências desse reinado humano ( 1 Samuel 8: 9 a 22). Ainda assim o povo que tinha um chamado para ser sacerdote da humanidade, trocou o reinado de Deus pelo reinado humano como as demais nações.
Depois dos três primeiros reinados Israel era uma só nação, até o reinado de Salomão. Depois de Salomão o reino de Israel dividiu em dois o do Norte (chamado Israel) e o do sul (Chamado Judá).Depois de tudo isso Israel volta a ser escravos por estarem divididos. Depois de tanto tempo de divisão desta nação somente em 14 de Maio de 1948 foi criado a nação de Israel.



Conclusão
Apesar de todas estas historias tristes do povo de Israel, o Apostolo Paulo diz que a queda dos hebreus significou a oportunidade dos outros povos participarem do plano divino da salvação. Romanos 11:12 leia.
Conhecida como teologia da substituição, existe uma errada ideia que a atual Israel de Deus é a igreja, e por isso desfrutar de todas as bençãos prometidas ao povo de Israel. Apesar da Biblia ensina de fato algo acerca deste ponto, o erro esta em como interpretar tal questão.
Conforme nos instrui o Apostolo Paulo, a missão da igreja, como geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido, assim como Israel, é anunciar  as virtudes daquele que nos chamou das trevas para sua preciosa luz (1 Pedro 2:9), e representar o significado de ser governado por Deus, nada tendo com o domínio do mundo.

Gostaria de te convidar a responder a este questionário, mas pedimos que preencha todo, e depois de respondido entrar em nosso formulário deste blog e informar seu nome e dizer qual questionário respondeu para analisarmos e darmos um retorno.

Clique aqui para acessar ao formulário
https://docs.google.com/forms/d/158MPJUPGrRvUJwoDEChUkHgANWeI7ephgK55sgQMaxg/viewform

Nenhum comentário:

Postar um comentário