Instagram

Instagram
Me acompanhe nos trabalhos e viagens

Inicie o estudo clicando aqui

Inicie o estudo clicando aqui
Pedimos para voce iniciar seu estudo por esta pagina, clique na imagem

quarta-feira, 4 de maio de 2016

06 - Um novo mandamento



Desde que o homem pecou no jardim do Éden, o homem começou uma caminhada de distanciamento de Deus e mais ainda, de moral consigo própria. Para o fim que que a humanidade não se auto destruísse, Deus criou o senso minimo de certo ou errado. Ainda mais pelo pecado essa normas se tornaram mas para muitos.
Em Gênesis 4:15 Deus ja estava iniciando essas normas quando disse que quem matasse Caim sofreria muito mais.Com isso Deus tinha um plano de que uma nação se tornasse referencia de exemplo e bençãos para a humanidade. Tal plano iniciou se com a chamada de Abraão e culminou com o evangelho de Jesus Cristo.

O Decálogo, Israel e a promessa abraâmica. Apos a corrupção da humanidade , Deus em sua soberania chamou a Abraão e lhe fez promessas ( Gênesis 6:1 a 12 , 12: 1 a 3). O proposito era para que esta nação fosse exemplo e trazer as bençãos de Deus a toda humanidade. Durante 430 anos a unica referencia que esse povo tinha era essa promessas
e durante os mandamentos dados a Moises. Esse povo somente tinha a único mandamento a observar seria a circuncisão (Gênesis 17: 9 a 14).
A Lei de Deus, sendo assim a caminhada desse povo Ele promulgou Seus mandamentos para que tivessem uma formação ( Deuteronômio 4:5 a 8). Os dez mandamentos diferentes que muitos pensam não era para que o povo vivesse aprisionado, pois não seria logico Deus libertar seu povo do Egito para escraviza-los na terra prometida.
Os dez mandamentos tinham o objetivo de libertar o povo do Egito TAMBÉM no coração.
Libertação e liberalismo religioso. Se a lei e santa e os mandamentos são santos e bons conforme fala o Apostolo Paulo (Romanos 7:12) como e que no novo testamento se comenta tanto contrariamente acerca do Antigo Testamento? (Romanos 3:19, 4:25). A resposta e que a finalidade da lei foi abandonada (Mateus 23: 23, João 1:17, Romanos 13:10, Galatas 5:14).
Lembrando também que quando Jesus comenta sobre a lei esta referindo sobre a tradição dos anciãos, que não era texto do dez mandamentos e muito menos do pentateuco ( 5 livros primeiros de Moisés - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio). Esse legalismo religioso que degenerou os exemplos e atitudes que Deus tinha o objetivo de marcar esse povo.
Esse próprios atos de justiça criados pelos antigos e por muitos lideres que distancia do verdadeiro objetivo de santificar e colocar esse povo como exemplo para todas as nações. Paulo quebrou isso dizendo que o homem não e justificado pelas obras da lei, mas pela fê em Cristo Jesus (Galatas 2:16).




Os dois grandes mandamentos, amar a Deus e amar ao próximo. Amar a Deus e traduzido no decálogo muito claro quando se diz que não devemos ter outros deuses diante de nos (Êxodo 20: 2 a 6). Isso se tornou uma chamada para que o povo tome a atenção aos mandamentos, sendo também comentada por Jesus no novo testamento ( Marcos 12: 29)
O segundo Amar ao próximo como a si mesmo, e claro quando ele coloca os 5 últimos mandamentos neste ponto, como Nao te vingaras, não guardaras ira, etc. (Levítico 19:18) sendo comentado e confirmado por Jesus ( Marcos 12:31).
O grande mandamento, quando Jesus e interrogado pelo doutor da lei essa questão (Mateus 22:36), Jesus responde: " E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes" . Marcos 12:29-31
Todo o objetivo da lei era levar o povo a amar, reduzida nesses dois mandamentos, amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a ti mesmo.



O Novo mandamento nos aproxima de Deus

E sabido que Jesus foi o ÚNICO que cumpriu todos os mandamentos (Mateus 5:17 a 20). Por ser Deus e ter autoridade Ele podia modificar determinados preceitos e tradições, principalmente aqueles que fossem humanos, legalistas e caprichosos.
Por essa razão no Sermão do Monte, Ele disse: Ouvistes o que foi dito aos antigos..., Eu porem vos digo (Mateus 5 a 7). Por essa razão na noite que foi traído Ele deu aos discipulados um novo mandamento (João 13: 34 e 35). Se a lei ja falava de amar oque Jesus estaria trazendo de novo neste mandamento?
Os mandamentos de Jesus se ressumiria em apenas um.
Jesus como referencia pois amar a Deus sobre todas as coisas colocariam as pessoas num prisma muito mais religioso e ainda assim amarem mais a si mesmas, a sua reputação do que a Deus (João 12: 42 e 43). Jesus quando estava colocando amar ao seu próximo, não quis dizer isso, mas Ele foi bem enfático que deveríamos amar ao próximo COMO ELE AMOU (João 13:34 e 35). Resumindo, Ele e a referencia e o padrão desse amor que devemos viver.
Enquanto os mandamentos colocava dois mandamentos dirigindo amar a Deus e amar ao seu próximo, Jesus trouxe um diferente, amar ao próximo como ELE amou primeiro (Romanos 5:8). João 3:16 considerado o texto áureo deve ser lido com 1 João 3:16. Amar ao ponto de dar sua vida pelo próximo, entende oque isso quer dizer?
Jesus coloca mais ainda profundo esse exemplo, ele chama de hipócritas aqueles que dizem amar seus irmãos e odiar seus inimigos, dizendo que como pode amar a Deus ao qual não vê e odiar seu próximo ao que vê?  (1 João 4:20).



Conclusão 

Jesus reduziu todos os mandamentos desta forma dele, pois sabia que se amassemos como Ele amou, estaríamos colocando Deus em primeiro lugar.
Vamos ao questionario desta licao, lembrando que sempre pedimos para preencher todos os itens e depois entre no formulario do blog com seus dados e nos informe o preenchimento
ou copie e cole em seu navegador
https://docs.google.com/forms/d/1C5EMpUkk99Ieg2A1UWLjMSW3gv2mpIRq1mVeizFktUA/viewform

Nenhum comentário:

Postar um comentário