Instagram

Instagram
Me acompanhe nos trabalhos e viagens

Inicie o estudo clicando aqui

Inicie o estudo clicando aqui
Pedimos para voce iniciar seu estudo por esta pagina, clique na imagem

terça-feira, 3 de maio de 2016

05 - O Ministério de Jesus



Biblicamente falando ministério significa serviço. Jesus vinda a nos em forma humana prestou dois serviços, o primeiro para cumprir o chamado de Deus e o segundo para beneficiar a humanidade ( Mateus 20:28, Marcos 10:45). Sobre esse assunto que estaremos estudando nesta etapa.

A Natureza do Ministério de Jesus

Na dimensão teórica se diz que o ministério de Jesus foi triplo; Ensino , pregação e milagres (Mateus 4:23 e 9:35). Nessas divisões, a primeira denominada dimensão teórica que se diz ao ensino e com isso fazia uma ruptura  radical em relação aos mestres da religião judaica, tanto no métodos quanto ao conteúdo (Mateus 7:28 e 29, Marcos 1:21 e 22, Lucas 4:32). O segredo do sucesso de seu ensinamento, como o próprio Jesus dizia, seu ensinamento não era dele mas sim do Pai (João 7:16).Na dimensão pratica , quantas pessoas readquiriram a esperança apos um encontro com Jesus? Todos, indiscriminadamente, recebiam uma palavra de alento quando procuravam o mestre Jesus. Uma das marcas deste estilo mais notória na bíblia foi quando Jesus foi ensinar na sinagoga e durante esse período ele libertando um oprimido, tanto impacto que perguntaram..." E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!"   Marcos 1:27.
Na dimensão espiritual o grande efeito que produziu e o maior de todos foi que Ele pagou  o preço de nosso resgate eterno (1 Corintos 6:20, 7:23, 1 Timóteo 2:6). Apesar dos profetas e outros dirigidos por Deus tivessem experimentado grandes milagres, nenhum deles porem tinha condições de fazer com que o Mestre fez por nos (Hebreus 9:11 a 28). Nesta três dimensões foram suficientes para que o ministério de Jesus fosse completo, transformando a vida humana, curando o corpo e reconstituindo a vida social do cristão. (Efésios 1:10).



O ministério de Jesus na perspectiva divina, a missão designada pelo Pai. Firme na sua missão, mesmo Jesus enfrentou dificuldades. Ainda criança foi perseguido por Herodes ( Mateus 2: 13 a 18) e varias vezes foi perseguido pela pela turba religiosa que ficavam furiosos com seus ensinamentos ( Lucas 4:29 ).
entre todas essas a mais perigosa e sutil foi relacionada ao convencimento de que Ele precisava fazer. Em primeiro lugar enfrentou o satanás e depois Pedro tentando desviar de seus objetivos (Mateus 4:1 a 11, Marcos 1: 12 e 13, Lucas 4 : 1 a 13,  Mateus 16: 21 a 23 e Marcos 8:31 a 33) através da vaidade e poder.
Desde o nascimento virginal de Jesus, o Espirito Santo acompanhou-o em sua missão (Mateus 1:18, 3:16, 12:18 , Marcos 1:10, Lucas 1:35, 3:21 e 22, João 1: 32 e 33). Mesmo Jesus sendo Deus não ficou desamparado do Esprito Santo, foi este que conduziu Jesus ao deserto (Mateus 4:1,  Marcos 1:12,  Lucas 4:1).
Jesus exemplificou que quem nasce do espirito deve viver do espirito conforme João 3:8, Lucas 4:14 a 22, 11:13, 12:10 a 12).
Jesus concluiu sua missão terrena dizendo exatamente que fizera a vontade do Pai e ao seu final disse Esta consumado (João 17:4 e 19:30). Apesar de cumprir seu ministério Jesus não terminou seu trabalho,e continuo segundo Atos dos Apóstolos 1:4 a 9.



O ministério de Jesus na perspectiva humana, reconciliado-nos com Deus. Podemos reconhecer que a abrangência da mensagem de Jesus reflete e influencia também em nossa perspectiva. Era necessário que para o pecado que fazia divisão entre Deus e os homens precisava de um sacrifício perfeito e que fosse aceitado por Deus (Romanos 5: 10 e 11).
Alem de que Jesus nos reconciliou com Deus através de seu sacrifício, Ele também nos deu o ministério da palavra de reconciliação (2 corintos 5: 18 e 19).
Devemos lembrar que já comentamos e repetimos que o ministério de Jesus veio para servir e não para ser servido. Um dos principais ministérios de Jesus era trazer liberdade aos cativos conforme a promessa messiânica (Lucas 4:14 a 19). inclusive para seu povo, o povo judeu que não admitia isso, depois de 433 anos de escravidão, já estavam acostumados  ( João 8: 32 a 26).




Conclusão 

Jesus realizou a obra sem precisar de ostentação, pois suas obras confirmavam que Ele era o messias tao esperado por todos. Ate mesmo o Pai no Batismo quando fala, diz " Este e meu filho em que tenho prazer" (Mateus 3:17 e 17:5)
Que Deus possa ver em nos a mesma disposição e alegria do qual viu em seu filho amado, Jesus Cristo (Filipenses 2: 3 a 18).

Vamos ao questionario desta licao, pedindo que possa preencher tudo e depois estrar no formulario do blogue explicando com seu dados o preenchimento para que possa ter um retorno mais rapido
ou copie e cole em seu navegador
https://docs.google.com/forms/d/1TpifU5oPKXjwHGOcm4s6-BNnQMT0452ohZFqvWvhHRE/viewform

Nenhum comentário:

Postar um comentário