Instagram

Instagram
Me acompanhe nos trabalhos e viagens

Inicie o estudo clicando aqui

Inicie o estudo clicando aqui
Pedimos para voce iniciar seu estudo por esta pagina, clique na imagem

segunda-feira, 2 de maio de 2016

03 - Quem e Jesus?



Quem é Jesus

Colossenses 1: 17 a 20
17 - E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
18 - E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
19 - Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
20 - E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

Esta aula é uma das mais importantes deste discipulado, pois vamos estudar sobre nosso salvador Jesus Cristo. Nesta lição iremos abordar tendo como ponto de partida as profecias, e também a expectativa judaica sobre o messias, Jesus Cristo.




Na lição anterior vemos como foi que Israel perdeu a liberdade pela desobediência. (Levíticos 18:24 a 28, 20:22 a 24). Deus explanou em todo o tempo que enquanto deveriam seguir seu ensinamento pois assim estariam debaixo de suas promessas e bençãos, principalmente não copiando ou desejando a forma de vida de outras nações (Deuteronômio 28: 15 a 68).
Em toda a caminhada do povo de Israel inclusive no exilio Deus fez promessas de um libertador, Moisés tipificou um tipo de libertador, assim como Josué e tantos outros. No exílio, o povo recebia promessas de liberdade outra vez, o maior desejo de Deus era que o seu povo entendesse que nas mãos dEle seriam prósperos e abençoados (2 Reis 21: 1 a 18, 2 Cronicas 24: 17 a 22, 36: 11 a 21, Lucas 2 : 25 a 32).
O detalhes que a vinda deste libertador seria muito mais que politico como os judeus pensavam, Ele mudaria toda a humanidade. 

O filho do Homem

Logo no livro de Gênesis já Deus apresenta a primeira profecia, quando diz que o descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente (Gênesis 3:15). Deus sabia que a humanidade cairia inúmeras vezes em pecados em suas próprias experiencias e desejos, no desejos egoístas. Pois isso Deus sabia que precisaria de um libertador para a humanidade (Marcos 1:1 a 8, Lucas 4: 14 a 30).
A segunda profecia do libertador foi dada por Moises, que inspirado por Deus, despertaria um profeta no meio do povo, que com certeza seria ouvido e não desobedecido (Deuteronômio 18:15). Alem do mais Moises disse que todos que não ouvissem tal libertador  teriam que prestar contas a Deus( Deuteronômio 18:19 e também João 12:48).

O Ultimo Adão

Apesar de usar o termo Filho do Homem em muitas passagens, principalmente em Ezequiel, o termo não é explicado em nenhum deles (Deuteronômio 8:17, Tiago 5:17 e 18). No entanto quando o nome passa a ser utilizado como profecia muda para algo alem de seus tempo. Quem profetiza diz de alguém enviado de Deus, cuja identidade  com a humanidade daria necessária para ser ouvido.
"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele" Daniel 7:13.
Na primeira epístola de Corintos Paulo refere-se  o enviado por Deus como "Ultimo Adão" (Romanos 5:12 a 21 e 1 Corintos 15: 21 a 49). A diferença entre o primeiro Adão e o Ultimo Adão é que o primeiro caiu em tentação, e o ultima, embora tentado, não pecou. (Hebreus 2: 5 a 18, 14: 14 a 16).



O Filho de Deus

No evangelho de João este apresenta a divindade de Jesus quando diz que o "Verbo"  antecedendo seu nascimento (João 1: 1 a 14). João é bem claro que tudo que existe foi feito pelo filho, pelo "verbo" (João 1:3).

O Nascimento do Filho de Deus

A prova do nascimento de Jesus de forma simples demonstra como Ele se humilhou para estar no nosso meio (Lucas 2: 1 a 8). Essa simplicidade assusta até o governador da época, Herodes, e ainda na cidade menos prestigiada na época, Belem ( Mateus 2:1 a 12).
Com receio da chegada de um novo rei confirmado pelos profetas da época e nas escrituras, Herodes tenta solucionar essa concorrência mandando matar todas as crianças de ate dois anos (Mateus 2: 13 a 18). Mas Deus fez cumprir Sua promessa tirando no meio da noite a família de Jesus através do sonho que José, seu pai, teve. 

Oque significa "Filho de Deus"?

Quando foi perguntado pelos fariseus sobre se Jesus era Abraão, Jesus explicou que Abraão ansiava ver o filho do homem, e o viu pela fé, se alegrando muito (João 8 : 53 a 56). Jesus sabia que ao afirmar que era o filho de Deus Ele sofria um embate com os religiosos da época, principalmente por que isso implicaria que Jesus era Deus (I Timóteo 2:5, Hebreus 8:6, 9:15 e 12:24).

Jesus, sua infância, adolescência e juventude.

Apos seu nascimento e apresentação no Templo, a família de Jesus voltou para Nazaré, neste momento a Bíblia mostra uma pequena luz quanto a juventude de Jesus (Lucas 2: 39 a 51).
Lucas declarou, apesar de ser sucinto, bem claro que Jesus "Lucas 2 : 52 E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens" tendo assim como nos apresenta Lucas que Jesus teve uma infância e juventude como toda criança judia de sua época.
Oque venha de comentários externos e pura especulação e não podemos nos basear como verdade.

Jesus apresenta a João Batista.

Aos 30 anos Jesus apresenta-se ao seu primo distante, João Batista, e cumpre o mandamento de ser rebaixado (Mateus 3: 13 a 17). Neste momento Jesus e direto ao dizer que " Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João" . Mateus 11:13.
Em outras palavras Jesus quer dizer que iniciou-se uma nova era, pois mesmo Joao Batista sabia que seu ministério terminaria quando chegasse o Messias ( João 1:6 a 10, 15 e 34).

Jesus cumpre seu ministério e missão.

Em um pequeno espaço de tempo, mais exatamente 3 anos e 8 meses Jesus transformou a realidade primeiro dos judeus e depois do mundo inteiro. Em Jesus toda a bíblia aponta e tudo se converte em direção a Ele.




Conclusão

Este especo e o tempo e muito pequeno para detalhar Jesus, colocar aqui tudo o que Ele fez e oque e, alem do mais os detalhes de todos para um momento tao esperado pela humanidade. O Apostolo Joao foi feliz em explicar isso em João 21:25 "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém."
Vamos ao questionario, solicitando mais uma vez completar todos os itens pedidos, voce podera fazer a correcao das respostas se assim desejar
ou acesse
https://docs.google.com/forms/d/1kqenjEtnZgKbQ5vCNXli0pT2ATSngEriVeVX3CLAlqc/viewform

Nenhum comentário:

Postar um comentário